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quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto: o estudo da escola

Oliveira, Maria Antonieta. O estudo da escola. In: Oliveira, ária Antonieta; Melo, Adriana Almeida. Pesquisa educacional. Maceió EDUFAL, 2003 pp. 19-31

1. A escola como objetivo de pesquisa
Na medida em que as sociedades vaio se tornando mais complexas, a escola sentiu-se na obrigação de ampliar seu campo investigativo, pois precisava origens sociais e culturais. Nesse sentido ela era examinadora “como um sistema social composto de partes e segmentos” Mafra, 2003, p.114 – citado por oliveira) que tinha como principal objetivo a pesquisa.
Nessa perspectiva foram sugeridos estudos para contribuir com a “revalorização da escola como local privilegiado para a formação do homem” (oliveira). Que visa todo esforço em investigação para a mudança. Mesmo sendo considerada uma instituição cheia de autonomia deve-se integrar-se a todas as organizações institucionais, mais com um novo olhar sobre a formação do homem, um olhar com a ação concreta que visse a homogeneidade. Mais mesmo assim ainda ouve resistência de mudanças das políticas educacionais.
Segundo Oliveira até os anos 80, os estudos tinha uma tradição mais jurídica, já nos anos 90 apresentam-se como instituições concreta, mais ainda dominada.
Com os estudos atuais pode-se perceber um novo direcionamento que dar privilegio ao campo de pesquisa educacional tendo diferentes níveis de análise, em primeiro plano que veio a ser o internacional dava enfoque aos processos que união as noções em torno da constituição de mercados econômicos, e a globalização que tem sua agenda voltada apara a educação. Em segundo plano temos o inter organizacional que favorece o controle sistemático dos sistemas de ensino. E em terceiro os dos microgrupos e subgrupos que favorece o cotidiano das organizações escolares, que deve ser pensado como um lugar onde as analises devem ter um campo investigativo observando as diferentes níveis sociais e culturais.
Desse campo investigativo deve procurar por em prática seus saberes se aprimorando, estudando e cuidando cada vez mais de sua formação profissionais para a partir daí começar um estudo diário de cada aluno, cada saber que eles trazem, ser um bom pesquisador, observador para ser capaz de desenvolver um novo conhecimento para seus alunos, melhorando seu trabalho e ainda ajudando com suas pesquisas, conclusões e avanços, aos pesquisadores na observação e das pesquisas na observação e avamços dos processos pedagógicos e das pesquisas em educação.

2.O estudo da escola
A escola tem uma função privilegiada, para as pesquisas em educação, pois é nela que está todo o processo educacional, todo fracasso ou sucesso e ela deve saber de sua grande responsabilidade com a educação procurando realizar seu trabalho com responsabilidade e caráter cientifico, sempre ampliando seus estudos de casos com base teórica.
As pesquisas educacionais para melhorar o aprendizado dos alunos devem ser feita com muita descrição e responsabilidade para que faça valer a verdadeira intenção do trabalho educacional, para que os objetivos desejados sejam alcançados com êxodo.
E é nessa perspectiva que o estudo da escola deve começar com uma análise crítica da metodologia usada e das teorias aplicadas e a partir daí começar de fato uma pesquisa para melhoria de aprendizagem, procurando sempre um embasamento teórico para suas analises e conclusões fazendo estudos detalhados de cada aspecto positivo e negativo procurando melhorias para a instituição educacional e todos que a fazem.

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