Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Antigos carnavais
Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 01 á 12 de fevereiro
Aéreas do conhecimento: português, matemática, ciências sociais e artes.
Coordenadora: Layane Pessôa Cavalcante
Justificativa: a escolha do tema antigos carnavais, foi definido para que pudéssemos resgatar a história do carnaval e conhecer seus aspectos sociais e culturais resgatando assim seus valores.
Objetivos:
- informar sobre as expressões artísticas usadas por gerações passadas no carnaval;
- resgatar aspectos regionais desta festa popular.
Culminância: festa havaiana.
Descrição das atividades:
1ª SEMANA: 01 á 05
1ª aula: 03/02
Levantamento de hipóteses
Produção de texto em 40 kg
Pedir pesquisa sobre os antigos carnavais.
Ilustração no caderno de desenho
2ª aula: 05/02
Leitura do texto informativo sobre o FREVO.
Mostrar alguns passos da dança
Explorar atividade p/ casa.
2ª SEMANA: 08 á 12
3ª aula: 08/02
Leitura do texto informativo sobre a MARCHINHA.
Ouvir o ritmo da música
Atividade permanente
4ª aula: 10/02
Leitura do texto informativo sobre as máscaras.
Confeccionar máscaras
Explorar atividade p/ casa.

CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Nossa Páscoa
Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 16 á 31 de março
Aéreas do conhecimento: Matemática, Artes, Natureza e Sociedade,Corpo e Movimento e Linguagem oral e Escrita.
Justificativa: Este Projeto: "Nossa Páscoa" pretende-se com este propiciar aos alunos o verdadeiro sentido da páscoa. Neste Projeto, será nítido que a páscoa é uma festa que traz a memória a grande passagem do povo hebreu da escravidão imposta pelo Faraó do Egito para libertação em busca da terra prometida. Nesta quaresma refletimos sobre a fraternidade e os povos indígenas, por uma terra sem males. Toda a comunidade participará de forma constante da celebração da páscoa trazendo uma história de nossos irmãos indígenas sobre a terra sem males. Lugar de harmonia de vida plena, onde as pessoas não envelhecem nem morrem.
Objetivo geral: Entender o significado da Páscoa, vivenciando o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida, bem como, familiarizar os educandos com as Novas Tecnologias Aplicadas a Educação.
Descrição das atividades:
1ª SEMANA: 16 á 19
1ª aula: 16/03
Levantamento de hipóteses
Produção de texto em 40 kg
Pedir pesquisa sobre os símbolos pascais.
Ilustração no caderno de desenho
2ª aula: 18/03
Explorar atividade de casa.
Leitura de texto informativo sobre os símbolos pascais, após a leitura pedir para que registrem em seu caderno de desenho, o símbolo que ele mais gostou.
Construção de cartaz sobre a páscoa.
2ª SEMANA: 22 á 26/03
3ª aula: 22/03
Ouvir o ritmo da música e pedir que os alunos representem no caderno de desenho as músicas.
Atividade permanente
4ª aula: 25/03
Apresentação da história com fantoches pelas professores no pátio da escola.
5ª aula: 29/03
Pintura da casca do ovo com tinta guache
6ª aula: 01/03
Culminância: apresentação individual de cada turma com um símbolo e um musical.
CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Cultura Indígena
Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 05 á 09 de abril
Aéreas do conhecimento: português, matemática, ciências sociais e ciências naturais e artes.
Justificativa: tendo em vista o dia do índio chegando senti a necessidade de se trabalhar sua cultura, inserindo assim o aluno no seu meio cultural, proporcionando um conhecimento mútuo e simultâneo entre professor e aluno, envolvendo assim a comunidade escolar de forma geral. Onde terá dura de apenas uma semana.
Objetivos: informar sobre as expressões artísticas, culturais, usadas pelos índios
Culminância: exposição individual de cada turma com as armas, alimentação, moradia e instrumentos e um musical.
Descrição das atividades: 05 á 09
1ª aula: 05/04
Levantamento de hipóteses (ling. oral)
Produção de texto em 40 kg (português)
Pintura (artes)
Pesquisa para casa sobre a cultura indígena
2ª aula: 06/04
Explorar da pesquisa de casa da 1ª aula (ling. oral)
Leitura de texto informativo sobre as armas e instrumentos. (ling. oral)
Produção de texto no 40 kg. (português)
Atividade sequenciada. (professor deverá elaborar)
Para casa atividade elaborada pelo professor. Pedir gravuras da alimentação dos índios.
3ª aula: 07/04
Explorar as gravuras trazidas pelos alunos (ling. oral)
Construção de um cartaz com figuras da pesquisa. (arte)
Leitura de texto informativo sobre as alimentação e moradia. (ling. oral)
Atividade sequenciada. (professor deverá elaborar)
Para casa atividade elaborada pelo professor.
4ª aula: 08/04
Ensaiar para o musical da culminância
Atividade sequenciada. (professor deverá elaborar)
Para casa atividade elaborada pelo professor.

CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: semana da mãe
Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 03 á 07 de maio
Aéreas do conhecimento: português, matemática e artes.
Justificativa: não podemos deixar de trabalhar a semana tão importante para as mães, com isso iremos trabalhar com musicais para homenageá-las com intuito de promover aprendizagem e sem dúvida muito prazer e alegria para todos.
Objetivo: entender o valor que tem a figura materna na vida dos nossos alunos. Estimular a linguagem oral, escrita facilitando a expressão e comunicação.
Sugestão das atividades:
Criar um mural com:
- carimbadas de tinta guache com as mãos dos alunos. Cada turma com o seu mural.
- fotos das mães
- presentes que eles gostariam de dar a mãe.
Confeccionar um álbum seriado para a mamãe.
Atividades sequenciadas (professor deverá elaborar).
5º aula: culminância – café da manhã, com apresentação musical, sorteio de brindes, e lembrancinhas.






CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Copa do mundo de 2010
Turmas: maternal ao 3º ano
Período:
Aéreas do conhecimento: interdisciplinar.
Justificativa: sabemos que a copa do mundo é um evento mundial e de grande envolvimento cultural e esportivo deste momento sentimos a necessidade de envolver os alunos dentro desse acontecimento esportivo visando inteirá-los das variações que o tema enfoca.
Objetivos: envolver os alunos com os acontecimentos culturais e esportivos, espertar o sentimento de patriotismo e compreender como acontece o futebol.
Descrição das atividades:
1ª semana:______ á ______
Levantamento de hipóteses:
- O que é copa do mundo?
- O que acontece na copa?
- Qual esporte praticado?
- Qual o seu time favorito?
- você sabe qual é o país sede da copa?
Registra hipóteses.
Leitura informativa sobre o texto: como surgiu o futebol?
Atividade sequenciada (elaborada pelo professor)
Produção de texto sobre o texto.
2ª semana :______ á ______
Leitura informativa sobre a bola
Mostrar cartões usados pelos juízes e seus significados
Solicitar pesquisa para casa dos países participantes da copa
Explorar pesquisa de casa
Mostrar bandeiras dos países
Estudo da bandeira do Brasil, suas cores e significados
Conversar sobre premiação: troféus, medalhas, dinheiro e títulos.
Atividade sequenciada (elaborada pelo professor)
3ª semana :______ á ______
Visita ao Museu de Esportes e Estádio Rei Pelé.
Atividade sequenciada (elaborada pelo professor)
Falar sobre o campeonato que acontecerá na escola
Escolher o nome do time
Culminância : torneio.
Culminância: torneio de futebol no gramadão.

CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: São João do Nordeste

Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 14 á 25 de junho
Aéreas do conhecimento: português, matemática, ciências sociais e artes.
Justificativa: trabalhar a pluralidade cultural e preparar nossos alunos para vivenciar a cultura do povo nordestino, não esquecendo a nossa proposta pedagógica.
Objetivos: Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
Descrição das atividades:
1ª semana: 14 à 18/06
1ª aula: 14/06
Leitura de texto informativo sobre os santos juninos.
Atividades sequenciadas (professor deverá elaborar).
Pedir pesquisa para casa sobre receitas juninas.
2ª aula: 16/06
Explorar pesquisa de casa
Montar um mural com receitas juninas
Atividades matemática
3ª aula: 18/06
Leitura de texto informativo sobre as comidas típicas.
Produção de texto em 40 kg.
Atividades sequenciadas (professor deverá elaborar)
4ª aula: 21/06
Leitura de texto informativo sobre as danças e ritmos.
Atividades sequenciadas (professor deverá elaborar)
5ª aula: 23/06
Entrevista com um sanfoneiro ou repentista.
Leitura da música: noite de são João de Frances pinto (livro dia-a-dia do professor- pág:79)
Dias 24 e 25/06 – preparação para culminância
Culminância: exposição de comidas típicas, trajes, barracas de pescaria, tiro ao alvo, boca do espantalho, argolas, boliche, sorteio de balaio, escolha do rei e da rainha do milho e casamento matuto.
CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Semana do pai

Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 02 á 06/08
Aéreas do conhecimento: português, matemática, ciências sociais e artes.
Justificativa: Trabalharemos músicas e histórias referentes ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria
Objetivos: Valorização da figura paterna,Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
Descrição das atividades:
Sugestão das atividades:
Criar um mural com fotos dos pais quando pequeno
Cartão confeccionado pelos alunos com carimbadas de tinta guache com os pés dos alunos.
Confeccionar um álbum seriado para o papai.
Atividades sequenciadas (professor deverá elaborar).
5º aula: culminância – apresentação musical, sorteio de brindes, e lembrancinhas.
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai queridinho (livro dia –a – dia do
professora, pág.: 145); Ilumina (Ivete Sangalo)

Sugestões de lembrancinhas
Pintura da sacola de lixo para carro (TNT) –
Desenho livre a bandeja de isopor,
Pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.

CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: folclore
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 09 á 20/08
Aéreas do conhecimento: português, matemática, ciências sociais e artes.
Justificativa: Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Objetivos:
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
Sugestões de atividades:
Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos.
Caça-palavras
Poesia
Literatura de cordel
Trava-línguas
Provérbios
Adivinhações
Pesquisas
Atividades matemáticas
Atividades com Receitas
Montagem de murais
Confecção de cartazes
Atividades ortográficas e gramaticais
Produção de texto
Dramatização
Músicas
Brincadeiras
Entrevistas
Artesanato
Atividades sugeridas para o ensino fundamental
Para pesquisar em casa:
1. Dividir os alunos em 5 equipes. Cada equipe pesquisa uma região brasileira, suas lendas, seu artesanato, comidas típicas, danças e musicas, seus mitos, trajes típicos,etc.
2. Sugerir a montagem de um álbum (livro) com os seguintes itens:
5 lendas ,5 mitos ,5 nomes populares ,5 superstições ,5 brincadeiras , 5 músicas ,5 danças ,5 parlendas ,5 adivinhas ,5 provérbios ,5 artesanatos, 5 receitas típicas ,5 remédios caseiro ,5 festas.
4. Trabalhando com artes:
Oficinas de artesanato, dobraduras e sucatas.
5. Dia de brincadeira: cada grupo ficará responsável por um tipo de brincadeira por exemplo: cabra-cega, boca de forno, chicotinho queimado, amarelinha, passar anel, etc. Todos os alunos participarão.
6. Dramatizações das lendas.
7. Confecção de fantoches de personagens de lendas.
8. Confecção de mascaras de mitos. .
9. Gincana de adivinhas e provérbios
10. Musicas : Formar rodas e cantar e dançar as músicas pesquisadas.
Culminância: Confecção de um livro de folclore, Desfile de trajes regionais, Exposição de artesanato, e receitas de cada região do Brasil.












CENTRO EDUCACIONAL FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Educação e segurança no trânsito
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". (Xavier)
Turmas: maternal ao 3º ano
Período: 20 á 24/09
Aéreas do conhecimento: português, matemática, ciências sociais e artes.
Justificativa: é um momento propício para a aquisição de conhecimento que auxiliam o educando a locomover-se com segurança e compreender os seus direitos e deveres como pedestre, promovendo assim, melhor segurança no trânsito.
Objetivos: conscientizar o educando de que ele é agente de transformação neste aspecto tão importante do dia-a-dia urbano.
Desenvolvimento:
Leitura de textos informativos variadas,
Pesquisas,
Entrevista com o guarda,
Painéis sobre o trânsito
Produção de texto
Maquetes
Estudo sobre: bafômetro, cinto de segurança, leis de trânsito.
Criação de jornal ou panfleto de conscientização.
Incentivos para agenda escolar.
Os 10 mandamentos do motorista

Nenhum comentário: