ESCOLA PEQUENOS BRILHANTES
PROJETO FOLCLORE
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
Justificativa
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a culura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Objetivos:- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
Metodologia:As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.
Conteúdos trabalhados nas Disciplinas:
Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura.
Artes: criatividade, expressão gráfica.
estudos Sociais: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se.
Atividades; Desenvolvimento:
Ø Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos. Ø Caça-palavras Ø Poesia Ø Pesquisas Ø Atividades matemáticas Ø Atividades com Receitas Ø Montagem de murais Ø Confecção de cartazes Ø Atividades ortográficas e gramaticais Ø Produção de texto Ø Dramatização Ø Músicas Ø Brincadeiras Ø Entrevistas Ø ArtesanatoProdução Final:
Confecção de um livro de folclore, Concurso de pipas, Desfile de trajes regionais, Exposição de artesanato, e receitas de cada região do Brasil.
Atividades sugeridas para o ensino fundamental
Para pesquisar em casa: 1. Dividir os alunos em 5 equipes. Cada equipe pesquisa uma região brasileira, suas lendas, seu artesanato, comidas típicas, danças e musicas, seus mitos, trajes típicos,etc. 2. Sugerir a montagem de um álbum (livro) com os seguintes itens: 5 lendas 5 mitos 5 nomes populares 5 superstições 5 brincadeiras 5 músicas 5 danças 5 parlendas 5 adivinhas 5 provérbios 5 artesanatos 5 receitas típicas 5 remédios caseiro 5 festas
4. Trabalhando com artes: Oficinas de artesanato, dobraduras e sucatas. 5. Dia de brincadeira: cada grupo ficará responsável por um tipo de brincadeira por exemplo: cabra-cega, boca de forno, chicotinho queimado, amarelinha, passar anel, etc. Todos os alunos participarão. 6. Dramatizações das lendas. 7. Confecção de fantoches de personagens de lendas. 8. Confecção de mascaras de mitos. . 9. Gincana de adivinhas e provérbios 10. Musicas : Formar rodas e cantar e dançar as músicas pesquisadas. 11. Adivinhas Matemáticas: Ø Felipe gosta muito de adivinhas. Ele tem um álbum com 1 milhar, 7 centenas, 3 dezenas e 8 unidades de adivinhações. Quantas adivinhas ele tem? Ø Sua irmã Fernanda tem a metade dele. Quantas ela tem? Ø Quantas adivinhações faltam para Felipe completar 2 milhares? Ø Se Felipe retirar 4 centenas e 8 unidades de adivinhas de sua coleção com quantas ficará? Ø Se Fernanda triplicar sua coleção, com quantas adivinhações ficará? Ø Qual é a diferença de adivinhações entre Felipe e Fernanda?
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário